DOSSIÊS


Lucas Barcelos, do Foot Quadros e pesquisadores parceiros como Ewerson Vasconcelos, Felipy Chaves, do Enciclopédia do Leão, Guilherme Gomes e Felipe Amorim realizam formação de estudos e pesquisas com finalidade de montagens de dossiês de competições do passado do futebol brasileiro. Confira os dossiês disponíveis para leitura:

  • TORNEIO NORTE-NORDESTE, O CAMPEONATO BRASILEIRO DO NORTE: Em 1968, a CBD realizou um novo planejamento para a temporada nacional de clubes. Geograficamente o país foi dividido em eixos regionais, onde eram disputados espécies de Campeonatos Brasileiros Regionalizados. Sport, Ceará e Fortaleza, respectivamente, podem ser consagrados campeões brasileiros da Série A de 1968, 1969 e 1970.
  • INTER-REGIONAIS DO NÁUTICO: Entre 1952 e 1967, o Náutico conquistou títulos oficiais e não oficiais, os quais ainda não são (re)conhecidos pela CBF. Neste material, a explanação completa da legitimidade da petição alvirrubra.
  • TAÇA DOS CAMPEÕES 1939: O Bahia idealizou a disputa do primeiro Nordestão de moldes oficiais e legais junto ao Sport, que venceu a ida e nunca foi convocado pelo rival para decidir o título. Contextualização total da época, do pré, durante, pós-jogo e das hipóteses.
  • TÍTULOS REGIONAIS ANEXOS AO BRASILEIRO DO NORTE E A SÉRIE B: Sport, Ceará, Itabaiana, Remo e Fast Club estudam possibilidades de serem consagrados campeões regionais nos anos 60 e 70 através da legitimidade que as fases regionais e inter-regionais do Brasileirão do Norte (1968-1970) e da Série B (1971) valerem títulos oficiais anexos.